Candeias do corpo...

Os olhos enquanto janelas da alma e candeias do corpo 


Segundo a antropóloga Marilena Chauí, em seu ensaio "Janela da alma, espelho do mundo", os olhos são uma parte muito mais importante do que imaginamos, pois ele vai além do ofício da visão, funcionando, principalmente, como janela e espelho. 

Medusa, Narciso, a mulher de Ló: do que os olhos são capazes ?

Sabemos que por uma janela tanto se entra quanto se sai, por isso nosso Senhor Jesus nos advertiu quando disse: "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas..." (Mateus 6:22-23). Através dos olhos de uma pessoa pode-se compreender muito mais do que o simples silêncio que ela expressa .

Certa vez, foi dito que os olhos nunca mentem e isso é verdade. Além de não conseguirmos mentir através dos olhos, eles são confrontadores, experimenta só se olhar no espelho diretamente nos olhos, eles te contarão muita coisa. Quando atentamos muito para o pecado do irmão e ficamos julgando, é uma ótima ideia olhar-se no espelho, face a face consigo mesmo, também um pecador. Como vou apontar a poeira no olho do meu irmão se há uma trave no meu? Como poderia, eu, estar enxergando plenamente?

Há muitas curas realizadas por Jesus em cegos e também há diversos versículos sobre a importância de cuidar bem dos nossos olhos, aplicando diariamente o colírio da graça e redenção em Jesus.

Uma dieta não deve ser apenas de alimentos físicos, mas também do que consumimos e nos afeta espiritualmente, pois dirá quem estamos alimentando: luz ou trevas? 

É de suma importância filtrarmos o que perpassa nossa visão, pois constituirá o que pensamos e o que sentimos também. Jesus já havia nos alertado sobre isso, mas somos teimosos, então agora a ciência também nos alerta sobre isso.

Como bem disse Billy Graham "A Bíblia é mais atual do que o jornal de amanhã". Escute o que Deus diz e leia o que Ele nos ensina. Como um Pai amoroso, Ele quer nos ensinar em amor, mesmo que precisemos atravessar desertos para aprender.

E não se esqueça: "...O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (1 Samuel 16:7)



"Eis porque, força realizadora e irrealizadora, o olhar sempre foi considerado perigoso: as filhas e a mulher de Ló, transformadas em estátuas de sal; Orfeu perdendo Eurídice; Narciso perdendo-se de si mesmo; Édipo cegando-se para ver o que, vidente, não podia enxergar; Perseu defendendo-se da Medusa forçando-a a olhar-se. Os índios, recusando espelhos, pois sabem que a imagem refletida é sua própria alma e que a perderão se nela e nele depositarem o olhar." Marilena Chauí 




"A mártir de Solway",  John Millais, 1871




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas